Freguesia de FerragudoSomos Ferragudo!

História

Debruçada sob as águas do Arade em atitude curiosa, a pacata povoação de Ferragudo, conserva a feliz conjuntura geológica que os homens souberam aproveitar em ruas íngremes e recortadas.

A actual vila de Ferragudo, elevada a esta categoria em 30 de Junho de 1999, situa-se no concelho de Lagoa.
Situada junto à foz do rio Arade confrontando a Norte com a freguesia do Parchal, a Sul com o oceano Atlântico, a Este com a Freguesia de Estombar e a Oeste com o Rio Arade. Tem aproximadamente a área de 5,74 km2 e a sua população são cerca de 3000 habitantes.

O Concelho de Lagoa, Algarve, tem uma área de 93,60 Km2, aproximadamente, em que o número total de habitantes residentes ronda os 20.453 de acordo com os resultados dos censos de 2001.

O Concelho, dominado pela cidade que lhe dá o nome, comporta actualmente 6 freguesias: Ferragudo, Parchal , Estombar, Lagoa, Carvoeiro e Porches.
As populações do Concelho situam-se junto à E.N. 125 e junto ao litoral, como é o caso de Ferragudo e Carvoeiro.

O Concelho, está compreendido entre os de Portimão e Silves, limitado a Sul com o Oceano Atlântico para onde conflui de Norte uma ligeira faixa de barrocal ao longo do rio Arade.

Foi uma zona escolhida por Fenícios, Cartagineses e Romanos, atraídos pela beleza da foz do Rio Arade, onde praticavam a pesca e desenvolveram a indústria da salga do peixe. Também dos Romanos ficou a arte do mosaico e da numismática.

Terá sido no século XIV que os pescadores começaram a usar este lugar para enfrentar os invernos rigorosos dando lugar à actual moldura humana da freguesia.

Em 1520, a Rainha D. Leonor viu as potencialidades do local e procurou garantir aos moradores os meios indispensáveis de segurança, que possibilitassem a sua continuidade e a fixação de outras pessoas. Os privilégios então concedidos foram idênticos aos atribuídos aos habitantes de Silves. O Bispo do Algarve foi uma das personalidades que se instalaram na zona.

É ao Bispo de Silves D. Fernando Coutinho que se deve a edificação, entre 1502 e 1537, da muralha que protegia a povoação bem como do castelo onde provavelmente residia aquando da sua morte.

No século XVIII o desenvolvimento da localidade que aliava a actividade piscatória à agrícola, conduziu à desanexação de Ferragudo da freguesia de Estômbar, a que pertencia, passando a constituir uma nova freguesia em 1749.

Com o incremento da indústria conserveira, no início do século passado, Ferragudo tornou-se numa povoação próspera, disputando as primeiras posições no mercado nacional das pescas. Tempos áureos que terminaram com a decadência da indústria, atrasada, incapaz de acompanhar as novas tecnologias, tornando-se pouco rentável.

Afirmando-se inicialmente com as actividades agrícola e piscatória, a partir da década de setenta do século passado, o turismo se implanta, à semelhança de toda a faixa litoral Algarvia, como principal vector económico, gerando comércio e serviços, assim como algumas pequenas industrias, que coexistem com a agricultura e a pesca tradicional.

A riqueza cultural desta zona é acentuada em termo turísticos pelo seu artesanato, de onde se destaca a empreita, a olaria e a doçaria artística.

A Vila de Ferragudo encontra-se implantada na margem esquerda do rio Arade, sobranceira à cidade de Portimão, sendo caracterizada pelo seu amontoado de casas brancas e ruas estreitas, que desembocam invariavelmente na zona ribeirinha.

Desde sempre a população de Ferragudo esteve ligada ao mar e à fauna piscatória diária, assimilando os seus desgostos e suas alegrias, fazendo delas o seu fado.

No entanto nos campos em redor a agricultura e a criação de gado estiveram sempre presentes, apesar dos seus altos e baixos, tendo predominado a apanha da amêndoa, figo e alfarroba na sua economia.

Ferragudo, que em tempos idos, possuiu a maior feira de gado a sul do país, algumas fábricas de conserva de peixe em plena laboração, uma florescente manufactura de empreita, hoje encontra-se limitada aos poucos pescadores que ainda vão ao mar, a alguns agricultores que ainda retiram da terra os frutos do seu sustento, mas fundamentalmente, obtém grande parte das suas receitas através do turismo que a visita.

Nota-se uma mudança social nítida diferente dos idos anos 40 e 50, em que maior parte dos seus habitantes viviam da pesca e da industria, comungando dos seus dissabores e do seu fraco rendimento económico, para uma população mais virada para a prestação de serviços turísticos e comerciais, em Ferragudo e maioritariamente na cidade que espreita no outro lado do rio, Portimão, tendo como consequência o elevar do nível económico das famílias e logo a mudança do seu enquadramento socio-económico.

Às maravilhosas praias e às excepcionais condições naturais que aqui se podem encontrar, aliaram-se as vilas, os aldeamentos, entre outras unidades de alojamento, tornando Ferragudo, uma região de reconhecida beleza, num lugar aprazível e ideal para umas férias tranquilas.

Ferragudo é uma das mais belas silhuetas de vila à beira mar que se podem encontrar em todo o Algarve.

Actualmente, Ferragudo continua a viver do mar mas numa perspectiva diferente.

O turismo instalou-se, trazendo consigo o progresso e a riqueza.

Subscreva a Nossa Mailing List

* campo obrigatorio

Os Nossos LugaresFreguesia de Ferragudo.

  • 1
  • 2
  • 3

Espaço CidadãoToda a Informação, Toda a Documentação

 

C.C.J. - Conselho Consultivo da Juventude

O Concelho Consultivo de Juventude é um organismo de auscultação, informação e consulta que funciona junto da Junta de Freguesia de Ferragudo.

É também objectivo deste conselho, dentro das suas competências, estudar e propor acções de dinamização juvenil, cultural e social, com o apoio da Junta de Freguesia e em colaboração com o associativismo local.

Acções essas que poderão ser dotadas financeiramente, desde que se revistam de caracter de utilidade para a população, e em que a Junta de Freguesia possa criar dotação específica.

Regulamento - C.C.J
 

FerragudoNet

A Junta de Freguesia de Ferragudo criou, em colaboração com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, através de um programa do Ministério da Ciência e da Tecnologia, um Posto Público de acesso à Internet.

O posto público de acesso à Internet entrou em funcionamento no dia 01 de Janeiro de 2003 tendo o protocolo terminado em 2006 com a ANAFRE pelo que o executivo da Junta de Freguesia entendeu estabelecer definitivamente um Posto Publico e Gratuito nos serviços da Junta de Freguesia, dotando o mesmo de novos equipamentos.

Poderão utilizar o posto público os cidadão residentes na Freguesia, maiores de 16 anos.

Regulamento - Ferragudonet

 

 

Ferragudo em Festa!

"Ferragudo em Festa!" é um acordo de parceria iniciado em 2003, entre a Junta de Freguesia de Ferragudo e as forças vivas da Vila com o objectivo de :

Criar e realizar um conjunto de iniciativas inovadoras e criativas de matriz sociocultural e sociodesportiva, de forma a se constituir como um verdadeiro cartaz turístico de Ferragudo, tido este como um pólo de atracção qualificada de visitantes e rampa de projecção da marca Ferragudo.

Congregar as actividades dispersas realizadas em período estival de matriz e origens diferenciadas, numa só iniciativa, diversificada e mais abrangente.

Realizar outras actividades conjuntas ou de iniciativa de cada um dos Parceiros, de forma a constituir um plano de actividades mínimo com determinados "pontos altos":

  • Dia da Liberdade
  • Dia Mundial da Criança
  • Festas de Verão (Julho a Agosto )
  • Magusto
  • Aniversário da Vila de Ferragudo
  • Animação Natalícia
 

Contactos Úteis

Centro de Saúde 282 461 361
Centro Apoio Idosos 282 461 680
Farmácia Oliveira Martins 282 461 232
Táxis Arade 967 238 506
Escola EB1 de Ferragudo 282 461 125
Escola EB23 Rio Arade do Parchal 282 405 000
Soc. Vencedora Recreativa Desportiva e Cultural Ferragudence 282 461 327
Associação Moradores Arade Ferragudo 282 461 177
ACD Ferragudo 282 460 340
ISN - Estação de Salva Vidas de Ferragudo 282 461 406
Creche " O Moinho" 282 480 200

 

 

Serviços Online

Disponibilização de documentos relativos a vários tipos de requisições, destinados a solicitar determinadas autorizações que são da competência desta freguesia.

Saiba Mais

Regulamentos

Regulamentos em vigor dos serviços da Junta de Freguesia de Ferragudo e Tabela de taxas aplicáveis referentes ao ano em curso.

Saiba Mais

 

A Sua Opinião ContaFerragudo Vila com Futuro

Prev Next
Luísa Correia

Adoro a Vila de Ferragudo! Grandes férias que aí passei na minha infância.

Luísa Correia

Susana Gonçalves Matos

Ferragudo é sem dúvida um local muito bom a todo o nível e com boa gente!

Susana Gonçalves Matos

Maria Marta Da Silva Santos

Vejo Ferragudo com um amplo horizonte de transformação pelo amor e dedicação que lhe é dispensado pelos que a governam, bem como pelos que de alguma forma contribuem para que esta terra seja tratada com o zelo que merece. Ferragudo hoje é meu sonho de consumo. De todos os lugares que conheço, esse é um dos cantinhos que mais amo!

Maria Marta Da Silva Santos