Ferragudo comemora o XXI aniversário

Caríssimos concidadãos, hoje dia 1 de Novembro Ferragudo comemora o XXI aniversário que foi elevado à categoria de vila.

Dirijo-me a todos vós, triplamente satisfeito, porque para além de Ferragudense, e de presidente da junta de freguesia, foi por proposta minha, apresentada na qualidade de deputado na assembleia da republica, onde a mesma foi aprovada por unanimidade de plenário.

Não poderei esquecer nesta data o contributo de todas as mulheres e homens, que ao longo dos tempos contribuíram e construiram Ferragudo, até aos dias de hoje.

Recuando no tempo e correndo o risco de me esquecer de alguém, não poderia nesta data comemorativa deixar de mencionar o Dr. Luís António dos Santos(presidente da câmara municipal de Lagoa), o Arnaldo Palanque, o Armindo Águas, Presidentes da junta de freguesia, durante o estado novo, e do Francisco Belbote, Presidente da comissão instaladora, após o 25 de Abril.
Já em democracia, e eleitos por sufrágio direto e universal, a população de Ferragudo, elegeu como presidentes de junta, o Valério do Carmo Natal, o Luís Veríssimo, a Anabela Simão, o Luís Veríssimo, o Luís Alberto e no mandato que decorre o Luís Veríssimo.

É evidente e de toda a justiça, recordar todos os executivos e todas as assembleias de freguesia, e todos os funcionários da junta, que de forma empenhada, colaboraram diariamente para o melhoramento e desenvolvimento de Ferragudo, nomeadamente o Álvaro Cartaxo, o Ilídio, o Raul, o Amadeu, o Sebastião, o João Lazaro e o Carlos David, entre outros, sem esquecer a Esperança Rocha, a Rita e a Nelia.

É evidente, que Ferragudo hoje assume uma importância maior, no contexto de concelhia e regional, fruto do empenhamento e do trabalho de todos, mas é bom recordar que por muito que a junta faça. que se entregue, que reivindique, pouco ou nada seria feito, considerando as possibilidades da mesma, senão existisse uma aposta forte dos empreendedores, dos empresários de verias atividades, que têm contribuído grandemente para o desenvolvimento da nossa vila.
Queremos acreditar que foi uma aposta ganha, e hoje Ferragudo oferece vários serviços de qualidade, aliados ás características naturais e ao tipicismo que irradia o seu casario, que se "esfande" desde a igreja, encosta abaixo até ao rio Arade.

Esse mesmo desenvolvimento, acarreta e traz uma maior responsabilização aos órgãos autárquicos, porque o crescimento da vila e a sua potencialização "carrega" consigo a necessidade de melhorar as infraestruturas existentes, planear e concretizar novas intervenções, em várias àreas, por forma a que a qualidade de vida melhor, torna-se necessário, requalificar as redes de abastecimento de águas, as redes de saneamento doméstico e pluviais, a iluminação publica, a criação de novos espaços verdes e a requalificação dos existentes, uma melhor recolha dos resíduos, a criação de alguns equipamentos há tanto tempo desejados e necessários, tais como o silo de estacionamento, a casa mortuária, a sede dos escutas, o parque urbano, sem esquecer a rede viária.

Em suma nesta data festiva, que por imperativos pandémicos que assola o mundo e logicamente Ferragudo, não poderia-mos deixar passar esta data e este dia, mesmo por esta forma, dizer-vos que é um orgulho estar uma vez mais como presidente da nossa junta de freguesia e agradecer ás "equipas" que ao longo dos tempos constituíram os executivos da junta e das assembleias de freguesia, sem esquecer as instituições existentes na nossa vila, mas sobretudo agradecer à população de Ferragudo, que foram e são os verdadeiros obreiros ao longo destes 500 anos, do que Ferragudo é hoje.

É evidente que não poderemos deixar de recordar todos os executivos municipais, em que uns mais que outros ajudaram Ferragudo a crescer e a se desenvolver, nomeadamente o Abel Santos, o Jacinto Correia, Joaquim Piscarreta, o José Inácio, o Francisco Martins e presentemente o Luís Encarnação.

Ferragudo não é nosso, pedimo-lo emprestado ás gerações vindouras, saibamos entregá-lo em melhores condições, e que as mesmas possam dinamizar e potencializar, sem esquecer uma história com 500 anos.

Para terminar endereço um abraço virtual a toda a população de Ferragudo e dizer-lhes porque acredito que Ferragudo é uma vila com futuro.

O Presidente
Luís Veríssimo

#HastearDaBandeiraFerragudo
#Comemoração
#FerragudoaVila
#Vilacomfuturo

Outros Destaques

Recriação da Feira Anual

Centro de Saúde de Ferragudo

Eleições Legislativas 2022