Recriação da Feira Anual

A Feira de Ferragudo que decorria na segunda quinzena do mês de Outubro, não chegou ao séc. XXI, tendo-se perdido na memória algures nos anos 80 do século passado.

As gerações que ainda dela se lembram, contam que , na feira existia um enorme número de divertimentos, vendedores dos mais diversos produtos, bem como muita chuva e algumas inundações. Hoje saudosos dos “carrinhos de choque”, do Circo ou das “barraquinhas de tiros”, que de momento são difíceis de reproduzir, face às outra feiras regionais que engradeceram e a afirmaram o seu lugar , importa lembrar não só as memórias mais recentes, mas assinalar a data de uma das maiores feiras do Algarve de Gado e de artigos tradicionais do inicio do séc. XX.

A Feira que em 1915 aparece espelhada em fotos da época com uma pujança de visitantes, artesãos, carroças, produtos para a casa, comidas e bebidas e muito gado e que chegou nos anos 40, a possuir prémios avultados para os Feirantes que primeiro chegassem à mesma, bem como jornal sonoro e quermesse, é apenas uma memória longínqua e imaterial.

Ciente de que o legado da Feira constitui herança imaterial de Ferragudo e do Concelho, decidiu a junta voltar a assinalar a data, desta vez com uma feira de artesanato a decorrer nos dias 15 e 16 de Outubro das 10.00 às 17.00, no Largo do Regato, onde anteriormente se realizava a feira.

O espaço dos artesãos e as suas inscrições são geridos pela Associação Caminhos do Meio, pelo que eventuais interessados poderão entrar em contacto através do email acam.caminhos@gmail.com.

Para além do artesanato local, a Junta de Freguesia disponibiliza espaços para outros feirantes, que poderão se inscrever gratuitamente na Junta de Freguesia de Ferragudo até ao próximo dia 13 de outubro, afim de reservarem o seu espaço. Ferragudo 6 de outubro de 2022

Outros Destaques

Centro de Saúde de Ferragudo

Eleições Legislativas 2022

Eleições Legislativas 2022