Os Nossos ServiçosComércio Local

Aviso Urgente!!!

Farol da Ponta do Altar

Na Categoria Serviços Públicos

Descrição

A Direção de Faróis é o órgão, da Direção-Geral da Autoridade Marítima, que tem por principais atribuições a direção técnica do assinalamento e posicionamento marítimo nacional, constituídos por faróis, boias, balizas e sinais de nevoeiro, que visam contribuir para a segurança da navegação marítima na costa e acesso aos portos nacionais.

O Farol da Ponta do Altar, localiza-se no promontório da Ponta do Altar, a nascente da boca do porto de Portimão, a cerca de 7 km a Sul-Sueste da cidade, na freguesia de Ferragudo, Concelho de Lagoa, Algarve, Portugal.

Informações Técnicas:
L.L.: 475
Nome e Local: Ponta do Altar, Ferragudo
Altura e Descrição: 10 m, Cúpula Vermelha sobre Torre Branca com edifício anexo
Altitude: 32 m
Característica abreviada: LFI W 5s
Característica: Lt 2s; Ec 3s
Alcance: 16 Milhas
Ano: 1/1/1893
Coordenadas
Latitude: 37º06,35´N
Longitude: 8º31,17´W

A memória descritiva para a construção do farol foi apresentada por Ricardo Peyroteu em 21 de Junho de 1884 à Direcção Geral dos Correios Telegraphos e Pharoes do Reino.

A obra estava orçada em 2 contos de reis, mais 123$986 reis para despesas imprevistas. Para o porto de Lagos a Comissão de Faróis e Balizas no seu Plano Geral, aprovado em 1883, projetava além da luz de porto da Ponta da Piedade, uma luz vermelha fixa na enseada de Lagos, com aparelho de 5ª ordem.

O farol da Ponta do Altar foi estabelecido em 1 de Janeiro de 1893. Está localizado na Ponta do Altar, ao sul da barra de Portimão.

A torre do farol tem 10 metros de altura e 32 metros de altitude. Foi instalado um aparelho óptico de 5ª ordem, sendo a fonte luminosa um candeeiro a petróleo dando luz branca, fixa.

Em 1921 procedeu-se à compra de 38 m2 de terreno anexo para a construção de uma cisterna, reparação dos paramentos exteriores e ampliação do depósito, ascendendo estes encargos a setecentos mil reis.

A fonte luminosa passou a utilizar o gás acetileno em 1954. A luz do farol que era fixa, passou em 1948 a ser de ocultações, de cor vermelha, com um alcance luminoso de 10 milhas.

Em 1976 o edifício foi ligado à rede pública de distribuição de energia elétrica, continuando no entanto a fonte luminosa a ser alimentada a gás até 1983, data em que foi eletrificado ficando a funcionar com um cambiador misto (eletricidade/gás).

O farol foi automatizado em 1992 com sistema GISMAN.

Em 29 de Junho de 2001 a cor da luz foi alterada de vermelho para branca, com um alcance de 16 milhas.
Em 2008 entrou em funcionamento, no continente, um sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) cujo controlo secundário é efetuado junto ao Farol da Ponta do Altar.
Este sistema (VTS) assegura o controlo de todo o tráfego marítimo até 50 milhas náuticas da costa, tendo como principais objetivos melhorar a segurança e a gestão do tráfego e preservar o património ambiental.

Visitas às quartas-feiras entre as 14:00 e as 17:00 horas (hora legal de verão).


Responsavel: Autoridade Maritima Nacional - Direcção de Faróis - Capitania do Porto de Portimão

Contacto: 282 461 485

Website: http://direccaofarois.marinha.pt

Email: farol.pontaaltar@marinha.pt

Lugares MarcantesFreguesia de Ferragudo.

  • 1
  • 2
  • 3

Serviços do Espaço do CidadãoToda a Informação, Toda a Documentação

 

C.C.J. - Conselho Consultivo da Juventude

O Concelho Consultivo de Juventude é um organismo de auscultação, informação e consulta que funciona junto da Junta de Freguesia de Ferragudo.

É também objectivo deste conselho, dentro das suas competências, estudar e propor acções de dinamização juvenil, cultural e social, com o apoio da Junta de Freguesia e em colaboração com o associativismo local.

Acções essas que poderão ser dotadas financeiramente, desde que se revistam de caracter de utilidade para a população, e em que a Junta de Freguesia possa criar dotação específica.

Regulamento - C.C.J
 

FerragudoNet

A Junta de Freguesia de Ferragudo criou, em colaboração com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, através de um programa do Ministério da Ciência e da Tecnologia, um Posto Público de acesso à Internet.

O posto público de acesso à Internet entrou em funcionamento no dia 01 de Janeiro de 2003 tendo o protocolo terminado em 2006 com a ANAFRE pelo que o executivo da Junta de Freguesia entendeu estabelecer definitivamente um Posto Publico e Gratuito nos serviços da Junta de Freguesia, dotando o mesmo de novos equipamentos.

Poderão utilizar o posto público os cidadão residentes na Freguesia, maiores de 16 anos.

Regulamento - Ferragudonet

 

 

Ferragudo em Festa!

"Ferragudo em Festa!" é um acordo de parceria iniciado em 2003, entre a Junta de Freguesia de Ferragudo e as forças vivas da Vila com o objectivo de :

Criar e realizar um conjunto de iniciativas inovadoras e criativas de matriz sociocultural e sociodesportiva, de forma a se constituir como um verdadeiro cartaz turístico de Ferragudo, tido este como um pólo de atracção qualificada de visitantes e rampa de projecção da marca Ferragudo.

Congregar as actividades dispersas realizadas em período estival de matriz e origens diferenciadas, numa só iniciativa, diversificada e mais abrangente.

Realizar outras actividades conjuntas ou de iniciativa de cada um dos Parceiros, de forma a constituir um plano de actividades mínimo com determinados "pontos altos":

  • Dia da Liberdade
  • Dia Mundial da Criança
  • Festas de Verão (Julho a Agosto )
  • Magusto
  • Aniversário da Vila de Ferragudo
  • Animação Natalícia
 

Contactos Úteis

Centro de Saúde 282 461 361
Centro Apoio Idosos 282 461 680
Farmácia Oliveira Martins 282 461 232
Táxis Arade 967 238 506
Escola EB1 de Ferragudo 282 461 125
Escola EB23 Rio Arade do Parchal 282 405 000
Soc. Vencedora Recreativa Desportiva e Cultural Ferragudence 282 461 327
Associação Moradores Arade Ferragudo 282 461 177
ACD Ferragudo 282 460 340
ISN - Estação de Salva Vidas de Ferragudo 282 461 406
Creche " O Moinho" 282 480 200
Parque Campismo de Ferragudo ( CCL ) 282 461 121

 

 

Serviços Online

Disponibilização de documentos relativos a vários tipos de requisições, destinados a solicitar determinadas autorizações que são da competência desta freguesia.

Saiba Mais

Regulamentos

Regulamentos em vigor dos serviços da Junta de Freguesia de Ferragudo e Tabela de taxas aplicáveis referentes ao ano em curso.

Saiba Mais

 

A Sua Opinião Conta

Prev Next
Maria Marta Da Silva Santos

Vejo Ferragudo com um amplo horizonte de transformação pelo amor e dedicação que lhe é dispensado pelos que a governam, bem como pelos que de alguma forma contribuem para que esta terra seja tratada com o zelo que merece. Ferragudo hoje é meu sonho de consumo. De todos os lugares que conheço, esse é um dos cantinhos que mais amo!

Maria Marta Da Silva Santos

Luísa Correia

Adoro a Vila de Ferragudo! Grandes férias que aí passei na minha infância.

Luísa Correia

Susana Gonçalves Matos

Ferragudo é sem dúvida um local muito bom a todo o nível e com boa gente!

Susana Gonçalves Matos